A 22ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, concluída neste domingo (22), marcou um novo recorde de público com 740 mil visitantes, um crescimento de 23% em relação à última edição, em 2023, conforme divulgado pela Agência Brasil. O aumento reforça a importância do evento como a maior feira literária do país.
O público estudantil também teve participação significativa: cerca de 130 mil alunos da rede pública de ensino visitaram a feira, 30 mil a mais que em 2023.
Mais de 1.850 autores participaram de atividades que incluíram lançamentos, debates e sessões de autógrafos, atraindo leitores de todas as idades e perfis. Além disso, o volume de vendas de livros chegou a 6,8 milhões de exemplares, também com alta de 23% na comparação com a edição de 2023.
"A Bienal é essa potência que impulsiona o universo literário como um todo, que foi crucial para o Rio conquistar o título de Capital Mundial do Livro e se mostra poderoso instrumento para a tão necessária ampliação do universo de leitores no país", destacou Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), coorganizador do evento junto com a GL Events Exhibitions.