
Embaixada do Brasil no Irã enfrenta apagão de internet em meio à escalada dos bombardeios israelenses

A Embaixada do Brasil em Teerã enfrentou um apagão de internet que durou cerca de três dias, deixando a representação diplomática isolada tanto do Itamaraty quanto dos brasileiros residentes no Irã, informou à Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (23).
O serviço só foi parcialmente restabelecido entre sábado (20) e domingo (21), ainda com muitas instabilidades.
O corte no acesso à internet em Teerã foi uma medida do próprio governo do Irã, adotada após um ataque cibernético ao banco estatal iraniano, Bank Sepah, uma das principais instituições financeiras estatais do país.

A ofensiva digital foi reivindicada pelo grupo hacker Pardal Predador , que, de acordo com a imprensa israelense, mantém vínculos com os serviços de inteligência de Israel.
O grupo afirmou ter atacado o banco por ele financiar as forças armadas do Irã. Como consequência, o ataque causou um apagão na internet, dificultando o acesso de milhares de clientes às suas contas e gerando uma crise de confiança no sistema financeiro do país.
O problema ocorreu em meio à intensificação dos bombardeios israelenses na capital iraniana, com explosões cada vez mais próximas ao bairro onde está localizada a missão diplomática brasileira.
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.
