
'Uma resposta muito fraca': Trump reage sobre ataque do Irã à maior base dos EUA no Oriente Médio

O presidente dos EUA, Donald Trump se manifestou nesta segunda-feira (23) sobre o ataque do Irã à base aérea de Al Udeid, no Catar, a maior base norte-americana no Oriente Médio.
"Tenho o prazer de informar que, além de nenhum americano ter sido morto ou ferido, o mais importante, nenhum catariano foi morto ou ferido", declarou o presidente dos EUA em sua rede social Truth.

Em outra mensagem, Trump disse que o ataque foi uma "resposta muito fraca" aos bombardeios anteriores dos EUA contra instalações nucleares iranianas. "14 mísseis foram disparados: 13 foram abatidos e um foi 'liberado', pois seguia em uma direção não ameaçadora", explicou.
"O mais importante é que eles desabafaram e, com sorte, não haverá mais ódio", continuou, se referindo ao país persa. Ao mesmo tempo, "agradeceu" a Teerã por avisar com antecedência sobre o ataque. "Talvez o Irã possa agora caminhar em direção à paz e à harmonia na região, e eu encorajarei Israel com entusiasmo a fazer o mesmo", concluiu.
- O Irã lançou nesta segunda-feira um ataque contra a maior base militar americana no Oriente Médio, a base aérea de Al Udeid, no Catar, em resposta aos recentes bombardeios de Washington contra a infraestrutura nuclear do país persa. A operação foi nomeada de "Arauto da Vitória".
- De acordo com o comunicado do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (CGRI), a ofensiva transmite a Washington a mensagem de que a nação persa "não deixará sem resposta sob nenhuma circunstância a invasão de sua integridade territorial, soberania e segurança nacional".
