Notícias

Irã: número de mísseis lançados foi semelhante ao número de bombas usadas pelos EUA em ataque contra instalações nucleares

Autoridades iranianas relataram um ataque contra a base aérea americana de Al-Udeid, no Catar, deixando claro que a ação "não representa perigo" para o país e seu povo.
Irã: número de mísseis lançados foi semelhante ao número de bombas usadas pelos EUA em ataque contra instalações nuclearesRedes sociais

O Irã comentou sobre o ataque retaliatório desta segunda-feira (23) contra bases militares dos EUA. De acordo com uma declaração do Conselho Supremo de Segurança Nacional, o ataque teve como alvo a base aérea americana de Al-Udeid, no Catar, a maior base americana no Oriente Médio.

"O número de mísseis usados nesta operação bem-sucedida foi o mesmo que o número de bombas usadas pelos EUA no ataque às instalações nucleares do Irã", afirmou a agência de notícias local Fars, citando a declaração.

As autoridades iranianas lembraram que sua ofensiva foi uma resposta às "ações agressivas e descaradas" de Washington contra as instalações nucleares do país persa. O Irã também esclareceu que a ação "não representa nenhum perigo" ao Catar e seus habitantes. "A República Islâmica do Irã continua comprometida com a preservação e a continuidade de suas calorosas e históricas relações com o Catar", declararam.

Mensagem para Washington, D.C.

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã também comentou sobre a ofensiva, dizendo que tratou-se de um ataque de mísseis "devastador e poderoso" "contra a maior instalação estratégica do exército terrorista dos EUA na região da Ásia Ocidental".

Dessa forma, Teerã pretende transmitir a Washington que "não permitirá que a invasão de sua integridade territorial, soberania e segurança nacional fique sem resposta em quaisquer circunstâncias. (...) As bases americanas e os alvos militares móveis na região não são uma força, mas uma grande fraqueza", afirmou o IRGC.