Notícias

Trump rebate Medvedev

Anteriormente, o ex-presidente russo sugeriu a possibilidade de "vários países" entregarem armas nucleares ao Irã.
Trump rebate MedvedevGettyimages.ru / Daniel Torok / The White House

O presidente dos EUA, Donald Trump, respondeu, nesta segunda-feira (23), ao comentário do ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, que anteriormente sugeriu a possibilidade de vários países entregarem armas nucleares ao Irã.

"Será que eu ouvi o ex-presidente russo Medvedev acidentalmente dizer a palavra com a letra N (nuclear!) e dizer que ele e outros países forneceriam ogivas nucleares ao Irã?" - Trump escreveu em sua página da mídia social Truth.

"Ele realmente disse isso ou é fruto da minha imaginação? Se sim, e, se confirmado, por favor, me avisem IMEDIATAMENTE", continuou, enfatizando que "a palavra com a letra N não deve ser usada tão levianamente".

"A propósito, se alguém pensa que nosso 'equipamento' foi bem durante o fim de semana, de muito longe os melhores e mais fortes que possuímos, 20 anos à frente do resto do mundo, são nossos Submarinos Nucleares. Eles são as armas mais poderosas e letais já construídas, eles acabaram de lançar 30 Tomahawks - todos os 30 atingiram seus alvos com perfeição", observou Trump.

No domingo, Medvedev, que é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, analisou o que os EUA conseguiram ao atacar as instalações nucleares do Irã e listou dez consequências da ofensiva. Entre elas, o político observou que, após o ataque, "um grande número de países está pronto para fornecer armas nucleares diretamente ao Irã".

Escalada no Oriente Médio

Desde as primeiras horas do dia 13 de junho, quando Israel lançou um ataque não provocado contra o Irã, as duas nações têm se bombardeado mutualmente. Rússia, China e vários outros países em todo o mundo condenaram veementemente a ofensiva israelense como uma grave violação da lei internacional e da Carta da ONU.

Na noite de 21 de junho, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a Força Aérea americana havia concluído um "ataque bem-sucedido" contra três instalações nucleares no Irã: Fordo, Natanz e Isfahan.

Vários políticos e líderes mundiais condenaram as ações de Israel e dos Estados Unidos. O presidente russo, Vladimir Putin, destacou que os ataques ao Irã são injustificados e os chamou de agressão não provocada.