Notícias

"Ignorante" e "terrorista assassino": as duras palavras de Milei contra López Obrador e Petro

Os confrontos do mandatário libertário com seus colegas não são novos; em várias ocasiões, eles foram criticados.
"Ignorante" e "terrorista assassino": as duras palavras de Milei contra López Obrador e PetroGettyimages.ru / Anna Moneymaker

O presidente da Argentina, Javier Milei, fez comentários duros contra seus pares no México, Andrés Manuel López Obrador, e na Colômbia, Gustavo Petro.

Durante uma entrevista com Andrés Oppenheimer, uma prévia da qual foi publicada pela CNN en Español, Milei foi questionado sobre os recentes comentários feitos por López Obrador, bem como pela candidata à presidência mexicana Claudia Sheinbaum, contra o presidente argentino.

"É lisonjeiro, é lisonjeiro. Para um ignorante como López Obrador, falar mal de mim é algo elogiável", disse o líder libertário.

Em várias ocasiões, o presidente mexicano falou sobre Milei, mesmo quando ele era candidato à presidência da Argentina. Em novembro de 2023, poucos dias antes da votação no país sul-americano, López Obrador descreveu o então candidato presidencial como um "facho".

"Milei, da Argentina, facho, ele é até contra o papa, ele chama o papa de comunista, porque o papa é a favor da justiça, seu compatriota [...] Esse facho, ultraconservador, se joga em cima dele", disse em sua coletiva de imprensa matinal em 13 de novembro do ano passado. 

Alguns dias depois, após saber da vitória de Milei e quando perguntado sobre isso, López Obrador respondeu: "Respeitamos a decisão tomada por um grupo majoritário na Argentina, respeitamos essa decisão, embora seja algo que, acreditamos, não os ajudará". Além disso, afirmou que o atual presidente argentino tem o "pensamento" dos ditadores Jorge Rafael Videla (Argentina), Augusto Pinochet (Chile) e Francisco Franco (Espanha).

Antes disso, em 2022, Milei, como deputado, havia lançado insultos contra López Obrador, depois que o presidente mexicano expressou sua opinião sobre as eleições na Colômbia. "Os comentários de López Obrador são verdadeiramente patéticos, lamentáveis e repugnantes. Não apenas por causa da questão da intervenção (nas eleições), mas também por causa de sua arrogância fatal. Quem é ele para dizer o que é um bom voto ou um voto ruim?", disse em entrevista à NTN24.

Outro insulto

Em sua recente entrevista, Milei também falou sobre Petro, referindo-se ao seu passado como guerrilheiro na Colômbia.

"Não se pode esperar muito de alguém que foi um terrorista assassino", comentou sobre o atual presidente colombiano.

Em 18 de março, Petro lançou um golpe certeiro em Milei, referindo-se ao desempenho econômico dos países que ambos governam.

Em uma mensagem em sua conta no X, o líder colombiano escreveu: "Alcançamos a taxa de câmbio mais forte com o peso mais forte em muitos anos. Infelizmente, a situação da Argentina está se deteriorando ainda mais. Isso mostra que mais democracia significa mais força econômica. Propor mais democracia não enfraquece a economia".