O Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles gerou polêmica no domingo (22) ao publicar — e apagar rapidamente — uma mensagem de solidariedade às vítimas dos bombardeios americanos no Irã.
"Nossos corações estão com as vítimas e as famílias afetadas pelos recentes bombardeios no Irã. Embora esse trágico evento tenha ocorrido no exterior, o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles está monitorando de perto a situação junto com nossos parceiros locais, estaduais e federais", dizia a publicação, segundo a CBS News.
O post foi deletado pouco depois. Na sequência, o departamento divulgou nova nota pedindo desculpas por uma "postagem ofensiva e inapropriada nas redes sociais [...] sobre o conflito em curso no Irã".
A nova mensagem classificou a publicação apagada como "inaceitável" e "feita por engano".
"Como agência de segurança pública, não comentamos política externa ou assuntos militares", afirmou o departamento, ressaltando que o texto não refletia a posição do xerife.
"Olá, Departamento do Xerife? Gostaria de informar sobre uma postagem perdida...", ironizou um usuário na publicação de desculpas, anexando uma captura de tela do post excluído.
Segundo a CBS News, o departamento informou que está adotando medidas disciplinares, abriu uma revisão interna para apurar o episódio e pretende "fortalecer os protocolos de supervisão de mídia social, garantindo que futuras postagens estejam alinhadas com os padrões de profissionalismo, respeito e responsabilidade do nosso departamento".
- O episódio ocorreu após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar na noite de 21 de junho que a Força Aérea americana realizou um ataque "bem-sucedido" contra três instalações nucleares no Irã: Fordo, Natanz e Isfahan, o que provocou protestos em diversas cidades americanas.