
Xerife de Los Angeles lamenta ataques dos EUA ao Irã, depois apaga postagem e se retrata

O Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles gerou polêmica no domingo (22) ao publicar — e apagar rapidamente — uma mensagem de solidariedade às vítimas dos bombardeios americanos no Irã.

"Nossos corações estão com as vítimas e as famílias afetadas pelos recentes bombardeios no Irã. Embora esse trágico evento tenha ocorrido no exterior, o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles está monitorando de perto a situação junto com nossos parceiros locais, estaduais e federais", dizia a publicação, segundo a CBS News.
O post foi deletado pouco depois. Na sequência, o departamento divulgou nova nota pedindo desculpas por uma "postagem ofensiva e inapropriada nas redes sociais [...] sobre o conflito em curso no Irã".
A nova mensagem classificou a publicação apagada como "inaceitável" e "feita por engano".
"Como agência de segurança pública, não comentamos política externa ou assuntos militares", afirmou o departamento, ressaltando que o texto não refletia a posição do xerife.
"Olá, Departamento do Xerife? Gostaria de informar sobre uma postagem perdida...", ironizou um usuário na publicação de desculpas, anexando uma captura de tela do post excluído.
Hello, Sheriff's Dept.?I'd like to report a missing post... pic.twitter.com/HVshzsUBhv
— Brick Suit (@Brick_Suit) June 23, 2025
Segundo a CBS News, o departamento informou que está adotando medidas disciplinares, abriu uma revisão interna para apurar o episódio e pretende "fortalecer os protocolos de supervisão de mídia social, garantindo que futuras postagens estejam alinhadas com os padrões de profissionalismo, respeito e responsabilidade do nosso departamento".
- O episódio ocorreu após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar na noite de 21 de junho que a Força Aérea americana realizou um ataque "bem-sucedido" contra três instalações nucleares no Irã: Fordo, Natanz e Isfahan, o que provocou protestos em diversas cidades americanas.
