
Brasil registrou recorde de solicitações de refúgio

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, 68.159 pessoas solicitaram o status de refugiado no Brasil em 2024, alta de 16,3% em relação ao ano anterior, informou recentemente a ACNUR, agência da ONU para refugiados.

O país recebeu pessoas de 130 nacionalidades ao longo do ano, reconhecendo oficialmente 13.632 refugiados. O Brasil recebeu mais de 450 mil pedidos, de 175 países. Entre os refugiados, há nacionalidades como angolanos, afegãos e sírios.
Angola, com 3.421 solicitações, impulsionadas principalmente pela afinidade linguística e pela proximidade geográfica, já que o país africano está entre os mais próximos do território brasileiro.
Quase metade dos pedidos (44%) foi registrada na região Norte, mas São Paulo, no Sudeste, liderou em números absolutos, com 36,1% das solicitações.
Os homens representam 59,1% dos refugiados reconhecidos, superando proporcionalmente as mulheres em todas as faixas etárias. Chama a atenção o fato de cerca de 41,8% dos refugiados serem crianças e adolescentes de até 18 anos.
