As Forças Armadas do Irã anunciaram neste domingo (22) a 20ª onda da operação "Promessa Verdadeira 3", com novos ataques contra alvos estratégicos em território israelense. Segundo o comunicado oficial, três locais de importância militar e simbólica foram atingidos com sucesso.
Entre os alvos estão o Aeroporto Internacional Ben Gurion, na região de Tel Aviv, e o Centro de Pesquisas Biológicas de Israel, além de instalações alternativas de comando e controle das Forças de Defesa israelenses (FDI).
De acordo com a agência militar iraniana, os ataques foram realizados com "mísseis guiados avançados, equipados com ogivas de alto poder explosivo e capacidade de manobra na fase final de voo, garantindo precisão no impacto".
As autoridades iranianas destacaram que as tecnologias empregadas permitiram "ataques de alta precisão e danos consideráveis às estruturas militares inimigas".
- Desde as primeiras horas do dia 13 de junho, quando Israel realizou um ataque não provocado contra o Irã, os dois países mantêm uma escalada de confrontos, com o uso contínuo de mísseis e veículos aéreos não tripulados (UAVs).
- Em diversas ocasiões, Moscou condenou as ações israelenses e alertou para o risco de graves consequências. No seu primeiro pronunciamento sobre o conflito, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que ainda há caminhos diplomáticos para encerrar os combates. Segundo ele, é possível atender aos interesses do Irã sem ignorar as preocupações de segurança de Israel.