Notícias

Irã anuncia ataque contra alvos estratégicos de Israel

"Os alvos foram atingidos com precisão, causando danos significativos às estruturas militares inimigas", declararam as Forças Armadas iranianas.
Irã anuncia ataque contra alvos estratégicos de IsraelGettyimages.ru / Wisam Hashlamoun

As Forças Armadas do Irã anunciaram neste domingo (22) a 20ª onda da operação "Promessa Verdadeira 3", com novos ataques contra alvos estratégicos em território israelense. Segundo o comunicado oficial, três locais de importância militar e simbólica foram atingidos com sucesso.

Entre os alvos estão o Aeroporto Internacional Ben Gurion, na região de Tel Aviv, e o Centro de Pesquisas Biológicas de Israel, além de instalações alternativas de comando e controle das Forças de Defesa israelenses (FDI).

De acordo com a agência militar iraniana, os ataques foram realizados com "mísseis guiados avançados, equipados com ogivas de alto poder explosivo e capacidade de manobra na fase final de voo, garantindo precisão no impacto".

As autoridades iranianas destacaram que as tecnologias empregadas permitiram "ataques de alta precisão e danos consideráveis às estruturas militares inimigas".

  • Desde as primeiras horas do dia 13 de junho, quando Israel realizou um ataque não provocado contra o Irã, os dois países mantêm uma escalada de confrontos, com o uso contínuo de mísseis e veículos aéreos não tripulados (UAVs).
  • Em diversas ocasiões, Moscou condenou as ações israelenses e alertou para o risco de graves consequências. No seu primeiro pronunciamento sobre o conflito, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que ainda há caminhos diplomáticos para encerrar os combates. Segundo ele, é possível atender aos interesses do Irã sem ignorar as preocupações de segurança de Israel.