Notícias

Qualquer ação contra aiatolá Khamenei provocaria uma 'resposta ilimitada' - imprensa

"Tal ato seria considerado uma violação de todos os limites", disse um alto funcionário iraniano.
Qualquer ação contra aiatolá Khamenei provocaria uma 'resposta ilimitada' - imprensaGettyimages.ru / Iranian Leader's Press Office

Qualquer ação contra o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, "fecharia a porta" para qualquer acordo ou negociação e provocaria uma "resposta ilimitada", informou a agência Reuters neste domingo, citando uma autoridade iraniana de alto escalão.

"Para o Irã, tal ato seria considerado uma violação de todos os limites e justificaria uma resposta ilimitada e irrestrita", disse a fonte.

Esta semana, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o assassinato de Khamenei não agravaria o conflito, mas o encerraria.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que seu país sabe onde o líder supremo iraniano está escondido e que "ele é um alvo fácil". O próprio Khamenei chamou as declarações recentes do presidente americano de "ameaçadoras e ridículas".

Para o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, as declarações do primeiro-ministro israelense são "alarmantes", e denunciam a relutância de Tel Aviv em buscar uma resolução pacífica para a crise com Teerã.

Já o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que nem quer "nem contemplar" a possibilidade do assassinato de Khamenei.