
Rússia comenta escalada no Oriente Médio: se todos os países agissem assim, 'seria um caos total'

Para Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, os ataques norte-americanos contra o Irã constituem "uma nova e perigosa escalada do conflito, que pode ter as consequências mais imprevisíveis", informou a pasta neste domingo (22).
Ele pontuou ainda que a decisão de Trump "já causou danos ao regime de não proliferação nuclear, e à segurança regional e global''.
O ministro também comentou a escalada no Oriente Médio em uma entrevista ao jornalista Pavel Zarubin, divulgada também neste domingo.
Na ocasião, o jornalista indagou por que o mundo ocidental não condena os bombardeios contra o Irã, ressaltando que líderes como o chanceler alemão Friedrich Merz chegam a insinuar que Israel está realizando "o trabalho sujo" em por eles.
Lavrov respondeu: "Bom, isso é o que dizem os maiores cínicos, enquanto os demais afirmam que Israel tem direito à autodefesa. Autodefesa de quê? Se em cada país se permite interpretar o direito à autodefesa, consagrado na Carta da ONU, de tal forma que 'eu mesmo decido quando exercer meu direito e não quero olhar para a Carta da ONU', então isso, é claro, já não será paz nem ordem, mas um caos total".
Terceira Guerra Mundial?
O chanceler também enfatizou as palavras do presidente Vladimir Putin, que advertiu que "a Terceira Guerra Mundial pode estar se aproximando".
O presidente dos EUA, Donald Trump, e outros líderes ocidentais declararam repetidamente que ''Israel tem o direito de se defender''.

Na noite anterior, Trump anunciou que Washington conduziu um ataque ''bem-sucedido'' contra três instalações nucleares do Irã, sob o entendimento de que seu programa nuclear é um risco para a segurança da região e do mundo.
Vale lembrar que, segundo o próprio serviço de inteligência dos EUA, o Irã não está construindo armas nucleares, e que iniciativas com essa finalidade foram suspensas em 2003, por ordem do aiatolá Khamenei.
