Notícias

Parlamento do Irã decide por fechamento do Estreito de Ormuz

A decisão final cabe ao Conselho Supremo de Segurança Nacional.
Parlamento do Irã decide por fechamento do Estreito de OrmuzWikimedia / NASA / GSFC

O parlamento iraniano defendeu o fechamento do Estreito de Ormuz, informou neste domingo (22) a Press TV, citando Sardar Kowsari, da Comissão de Segurança Nacional. A decisão final cabe ao Conselho Supremo de Segurança Nacional.

Segundo o New York Times, o Irã tem várias formas de reagir à ofensiva dos EUA contra três instalações nucleares, incluindo o envio de forças navais para bloquear o estreito, rota estratégica que pode impedir o trânsito de navios americanos no Golfo Pérsico.

Dados do serviço de rastreamento Marine Traffic indicam que o tráfego na área aumentou após os ataques dos EUA.

O chanceler iraniano, Seyed Abbas Araghchi, disse haver diversas opções de resposta. Questionado pela Bloomberg, mencionou tanto ataques a bases americanas quanto o possível bloqueio do estreito.

  • O presidente dos EUA, Donald Trumpanunciou no sábado (21) que as Forças Aéreas dos EUA concluiram um "ataque bem-sucedido" contra três instalações nucleares no Irã. "Concluímos nosso ataque bem-sucedido em três instalações nucleares no Irã, incluindo FordoNatanz e Isfahan. Todas as aeronaves estão fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de bombas foi lançada na principal instalação, Fordo", explicou. "Não há outro exército no mundo que poderia ter feito isso. Chegou a hora da paz!", disse Trump.
  • Vários políticos e líderes mundiais condenaram as ações de Washington, chamando-as de "escalada perigosa" e "ato criminoso".
  • A Rússia denunciou repetidamente a recente escalada no Oriente Médio como uma "catástrofe nuclear em larga escala". Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putinexpressou profunda preocupação com as "consequências imprevisíveis para toda a situação na região do Oriente Médio".

Como as negociações sobre o programa nuclear do Irã levaram à ofensiva israelense? Entenda em nosso artigo. 

ENTENDA O PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ LENDO NOSSO ARTIGO.