
Trump se pronuncia após ataques ao Irã e faz novas ameaças contra o país

Donald Trump, presidente dos EUA, fez um pronunciamento à nação neste sábado (21), instantes após anunciar, através de suas redes sociais, um ataque contra três localidades no Irã.
Os bombardeios tiveram como alvo "três instalações chave" para o enriquecimento de urânio do regime iraniano, afirmou o presidente, qualificando Teerã como o ''principal patrocinador do terrorismo'' no mundo e os culpando por ''milhares de mortes''.
Os ataques contra Fordo, Natanz e Isfahan "foram um sucesso extraordinário e espetacular", prosseguiu, assegurando que as instalações nucleares foram "completamente obliteradas".

As declarações contrastam com informações oficiais iranianas, que garantem que as instalações "não sofreram danos irreversíveis".
Trump acusou o Irã de estar desejando ''morte a América e a Israel'' há quatro décadas, e afirmou que agora, eles devem ''fazer paz'', ou estarão sujeitos a ataques ainda mais letais.
"Isso não pode continuar: ou haverá paz, ou haverá tragédias para o Irã ainda piores do que aquelas que vimos nos últimos oito dias".
O mandatário destacou que ainda "existem muitos outros alvos", e que embora o de hoje tenha sido o "mais difícil de todos, de longe, e talvez o mais letal", os EUA "irão atrás" dos outros caso a paz não seja alcançada.
Ele também exaltou sua parceria com Netanyahu: ''trabalhamos como um time, como nenhum time jamais trabalhou antes'', afirmou, saudando o trabalho dos pilotos americanos que comandaram os ataques e das forças israelenses.
"Que Deus abençoe o Oriente Médio, que Deus abençoe Israel, e que Deus abençoe a América. Muito obrigado", concluiu.
