
Após ofensiva dos EUA ao Irã, Netanyahu diz que Trump fez 'o que ninguém conseguiu'

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, manifestou apoio à ofensiva lançada pelos Estados Unidos contra as instalações nucleares do Irã, na madrugada deste domingo (20), horário local.
Em pronunciamento oficial, o líder do regime israelense parabenizou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela decisão e afirmou que a ação "mudará a história".
"Parabéns, presidente Trump. Sua ousada decisão de atacar as instalações nucleares do Irã com o imenso e justo poder dos Estados Unidos mudará a história", declarou Netanyahu. Ele se referiu à operação como "Linha Ascendente", e afirmou que, embora Israel tenha "feito coisas verdadeiramente incríveis", a ação americana foi "verdadeiramente inigualável".

Vale lembrar que, segundo o próprio serviço de inteligência dos EUA, o Irã não está construindo armas nucleares, e que iniciativas com essa finalidade foram suspensas em 2003, por odem do aiatolá Khamenei.
Segundo o primeiro-ministro, Trump realizou "o que nenhum outro país na Terra conseguiu fazer", ao agir para "negar ao regime mais perigoso do mundo as armas mais perigosas do mundo".
Em sua declaração, Netanyahu reforçou a aliança com Washington e citou uma máxima que costuma compartilhar com o presidente norte-americano: "Paz através da força".
"Primeiro vem a força, depois vem a paz. E esta noite, o presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força", afirmou.
O primeiro-ministro israelense também expressou gratidão: "Presidente Trump, agradeço-lhe. O povo de Israel agradece a você. As forças da civilização agradecem a você", concluiu, antes de invocar bênçãos: "Deus abençoe a América. Deus abençoe Israel, e que Deus abençoe nossa aliança inabalável, nossa fé inquebrantável".
Cumpri o que prometi
Netanyahu afirmou que a operação dos EUA foi realizada em total coordenação com as Forças de Defesa de Israel (FDI).
"No início da operação, prometi a eles que as instalações nucleares do Irã seriam destruídas, de uma forma ou de outra. Cumpri essa promessa", declarou Netanyahu.
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO, APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.
