Notícias

Teerã e outras cidades ativam defesa aérea após explosões, diz jornalista iraniano

Relatos de explosões em Teerã, Mashhad, Shiraz e Isfahan foram publicados com áudio no Telegram.
Teerã e outras cidades ativam defesa aérea após explosões, diz jornalista iranianoReprodução/Divulgação Redes Sociais

Explosões e sistemas de defesa aérea foram registrados em diversas cidades do Irã na madrugada de domingo (22), horário local, segundo o jornalista iraniano Ilia Hashemi, que compartilhou os relatos em seu canal no Telegram, acompanhados de um áudio com sons de explosões.

De acordo com Hashemi, por volta das 2h58, horário local, a defesa aérea da cidade de Shiraz foi reativada. Às 3h, os sistemas defensivos também foram acionados em Teerã, na região da Força Aérea, e em Mashhad. Às 3h03, foram registrados sons de defesa aérea no leste de Isfahan, onde os equipamentos teriam sido realocados para uma zona residencial.

Às 3h11, Hashemi reportou uma explosão em Teerã, reforçada por diversos relatos de usuários sobre múltiplos estrondos no oeste da capital. O jornalista compilou as mensagens e divulgou um áudio com os sons atribuídos às explosões e sirenes.

Além disso, foi mencionado um possível ataque a uma instalação de alumínio na cidade de Arak. Segundo Hashemi, fontes locais negaram que os ataques tenham sido realizados por forças de Israel.

Ainda durante a madrugada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede Truth que "o ataque muito bem-sucedido" contra três instalações nucleares iranianas, Fordow, Natanz e Isfahan, foi concluído com sucesso. Ele afirmou que todas as aeronaves norte-americanas haviam deixado o espaço aéreo iraniano após lançar um carregamento de bombas sobre Fordow. "Agora é tempo de paz", escreveu.

Até o momento, não houve confirmação oficial por parte do regime de Teerã sobre os eventos reportados.

COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO, APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.