
Irã confirma que suas instalações nucleares foram alvo de bombardeios

As instalações nucleares de Isfahan, Natanz e Fordo foram alvos de ataques aéreos, segundo relatos da mídia persa. Um alto funcionário do Departamento de Assuntos Políticos e Segurança da província de Qom, onde fica próxima a instalação de Fordo, afirmou: "Algumas horas atrás, depois que as defesas aéreas em Qom foram ativadas e alvos hostis foram identificados, parte da instalação nuclear de Fordo foi alvo de ataques aéreos hostis".
Akbar Salehi, vice-diretor de segurança da província de Isfahan, relatou que "há uma hora, as defesas aéreas começaram a operar em Isfahan e Kashan para combater alvos hostis", acrescentando que várias explosões também foram ouvidas em Natanz. O vice-chefe acrescentou que testemunharam ataques perto das instalações nucleares em Isfahan e Natanz.

Enquanto isso, a Rádio e Televisão da República Islâmica do Irã (IRIB) informou que todo o urânio enriquecido foi removido antecipadamente das instalações nucleares do Irã, incluindo Fordo, portanto não há risco de aumento dos níveis de radiação devido aos ataques dos EUA e de Israel.
Hassan Abedini, um alto funcionário, também confirmou que as três instalações foram evacuadas e não havia materiais capazes de causar liberações radioativas nas três instalações nucleares bombardeadas.
Essas alegações também foram endossadas por Mehdi Mohammadi, assessor estratégico do presidente do Parlamento, que afirmou que as instalações nucleares foram evacuadas há muito tempo e que as instalações não sofreram danos irreversíveis.
"Do ponto de vista do Irã, nada de particularmente surpreendente aconteceu. O Irã esperava um ataque a Fordo há várias noites. O local foi evacuado há algum tempo e não sofreu danos irreparáveis no ataque. Duas coisas são certas: primeiro, o conhecimento não pode ser bombardeado e, segundo, desta vez o apostador perderá ", afirmou o político.
Mehr relatou que a entrada e a saída da instalação de Fordo foram danificadas no ataque.
Morteza Heydari, porta-voz da Sede Provincial de Gestão de Crises de Qom, afirmou que a "paz total" reina na região.
"Instamos o querido povo da província a ignorar os rumores e a receber notícias de fontes oficiais", disse ele.
Pouco antes, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a Força Aérea dos EUA havia concluído um "ataque bem-sucedido" contra três instalações nucleares no Irã.
Em uma publicação em sua conta no Truth Social, o presidente afirmou que as forças dos EUA lançaram ataques contra as instalações nucleares em Fordo, Natanz e Isfahan.
"Concluímos nosso ataque bem-sucedido a três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordo, Natanz e Isfahan . Todas as aeronaves estão fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de bombas foi lançada na instalação principal, Fordo", disse Trump. "Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que poderia ter feito isso. A hora da paz chegou! ", concluiu.
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO, APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.

