Israel volta a bombardear instalação nuclear do Irã, diz Agência Internacional de Energia Atômica

Segundo ataque em menos de dez dias danifica estrutura nuclear iraniana.

O grande complexo nuclear iraniano na cidade de Isfahan foi alvo de ataques israelenses pela segunda vez nos últimos nove dias, com diversos edifícios atingidos, informou neste sábado (21) Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Segundo Grossi, a instalação localizada no centro do país persa foi atacada pela primeira vez em 13 de junho, quando quatro edifícios foram danificados, entre eles o laboratório químico central, uma planta de conversão de urânio, uma planta de fabricação de combustível para reatores e uma planta de processamento de urânio metálico enriquecido em construção. Na ocasião, não houve aumento nos níveis de radiação fora do complexo.

Além disso, a AIEA comunicou que Israel atacou recentemente outros seis edifícios do complexo nuclear, entre eles uma instalação de produção de urânio metálico natural e empobrecido que ainda não entrou em operação, bem como um laboratório, um armazém de material nuclear e um edifício de escritórios sem material nuclear, entre outros. O país hebreu também realizou ataques contra uma oficina de fabricação de centrífugas.

"As instalações atacadas hoje não continham material nuclear ou continham pequenas quantidades de urânio natural ou pouco enriquecido, o que significa que qualquer contaminação radioativa está limitada aos edifícios que foram danificados ou destruídos", informa o comunicado oficial.

COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO, APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.