Notícias

Após encontro com representantes europeus, chanceler do Irã afirma que se reunirá com Putin

Moscou ainda não se pronunciou sobre a possível reunião; presidente russo defendeu o direito do país persa de desenvolver tecnologias de energia nuclear pacíficas.
Após encontro com representantes europeus, chanceler do Irã afirma que se reunirá com PutinSedat Suna/Getty Images

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyyed Abbas Araghchi, comunicou em uma entrevista concedida à rede NBC News que visitará na próxima segunda-feira (23) a capital russa, Moscou, para se reunir com o presidente do país, Vladimir Putin.

No entanto, ainda não há detalhes sobre esse possível encontro. Moscou também não se pronunciou sobre o assunto.

Nesta sexta-feira, Araghchi se reuniu com seus homólogos europeu para tratar sobre a escalada das tensões no Oriente Médio, após os ataques promovidos por Israel na madrugada do dia 13 de junho. Na ocasião, enfatizou que o fim das "agressões e crimes" do país judeu é uma condição fundamental para a continuidade das negociações.

"Não negociaremos com nenhuma das partes enquanto os ataques israelenses continuarem", declarou, acrescentando que "O Irã continuará a exercer seu legítimo direito de se defender". 

Putin e Irã

Também nesta sexta-feira, durante sua fala na sessão plenária do 28º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o presidente russo reafirmou que seu país defende o direito do Irã desenvolver tecnologias de energia nuclear pacíficas, argumentando que se trata de seus "interesses legítimos". "Apoiamos o Irã em sua luta por seus interesses legítimos, incluída a luta pelos seus interesses em matéria de energia nuclear pacífica. E sempre mantivemos essa postura", declarou Putin. "Defendemos o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear, e não somente com palavras, mas também com ações", relembrou.

Contudo, na quarta-feira (18), Putin abordou a escalada na região, considerando que "seria correto que todos buscassem maneiras de acabar com o atual padrão de hostilidades e encontrar uma maneira de todas as partes neste conflito cheguem a um acordo".

Parcerias no setor nuclear

No dia 9 de junho, dias antes de Tel Aviv iniciar sua ofensiva contra Teerã, o Irã anunciou que a Rússia construiria oito usinas nucleares em território iraniano como parte de um acordo já firmado entre os dois países. De acordo com o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Mohammad Eslami, quatro dessas usinas serão construídas na província de Bushehr, onde o Irã já opera seu primeiro reator nuclear civil, inaugurado em 2011 com apoio de Moscou.

Nos últimos anos, os dois países intensificaram significativamente sua cooperação no setor energético, em meio a uma aliança que avança em múltiplas frentes. Segundo o presidente Vladimir Putin, Rússia e Irã estabeleceram uma parceria estratégica de largo alcance, com metas ambiciosas e foco no fortalecimento de projetos conjuntos de longo prazo.