Trem intercidades, segurança cibernética e mais: Delegações brasileiras buscam parcerias na Ásia

Representantes do Governo de São Paulo e do Ministério das Comunicações buscam visitas técnicas e reuniões estratégicas.

O Governo de São Paulo deu início nesta segunda-feira (16) a uma missão internacional com destino à Ásia, que inclui China, Coreia do Sul e Japão, com o objetivo de ampliar parcerias estratégicas e captar recursos para projetos estruturantes no estado. A ação é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e se estenderá até 27 de junho, informou a Agência São Paulo.

Durante a viagem, o grupo apresentará um portfólio diversificado de concessões e parcerias público-privadas, incluindo o Trem Intercidades Eixo Oeste (TIC Sorocaba), o Túnel imerso Santos–Guarujá, as linhas ferroviárias do Lote ABC–Guarulhos, além de iniciativas de requalificação urbana e infraestrutura logística.

A comitiva, liderada pelo secretário Rafael Benini, conta com representantes da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).

"São Paulo lidera no Brasil uma agenda de infraestrutura com qualidade técnica, segurança regulatória e impacto direto na vida das pessoas. Nosso objetivo com essa missão é atrair parceiros estratégicos, apresentar oportunidades de investimento e colher contribuições que ajudem a melhorar ainda mais os nossos projetos", disse Rafael.

Além da captação de investimentos, a missão tem como meta fortalecer o intercâmbio técnico e institucional com países que possuem modelos avançados de mobilidade urbana e planejamento territorial. Segundo Benini, o esforço busca atrair investimentos de longo prazo que promovam eficiência, inclusão e desenvolvimento regional sustentável.

Brasil busca avançar em inovação

Paralelamente à missão do Governo de São Paulo, a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, realizou nesta semana visitas técnicas na China para conhecer tecnologias avançadas em telecomunicações.

Ela esteve nas fábricas da Huawei e da Jovi, em Dongguan, com foco no fortalecimento do diálogo bilateral e na análise das soluções desenvolvidas pelas empresas.

Durante a agenda, Faustino acompanhou o funcionamento do Centro de Transparência em Segurança Cibernética da Huawei, além dos processos produtivos de estações rádio-base e testes de celulares na Jovi.