Irã e União Europeia têm reunião em meio à escalada com Israel

Encontro tratou do dossiê nuclear e da ofensiva israelense e durou mais de três horas em Genebra.

A primeira reunião entre o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, e seus colegas europeus em reação à escalada com Israel foi concluída na tarde desta sexta-feira (20) na cidade suiça de Genebra, Suíçainformou a agência de notícias iraniana IRNA. O diálogo durou quase três horas e meia.

A pedido dos três países, o chanceler iraniano discutiu o dossiê nuclear persa com Kaja Kallas, chefe da diplomacia da União Europeia, e seus colegas alemão, Johann Wadephul, francês, Jean-Noël Barrot, e britânico, David Lammy.

De acordo com a agência de notícias iraniana, essa primeira rodada de negociações ocorreu em um ambiente respeitoso e sério, com a participação ativa de todas as partes. Na continuidade das conversas, algumas das questões levantadas poderão ser esclarecidas, abrindo caminho para a diplomacia. 

"O regime israelense deve pôr fim às suas agressões e crimes. Não negociaremos com nenhuma das partes enquanto os ataques israelenses continuarem", declarou Araghchi posteriormente. "O Irã continuará a exercer seu legítimo direito de se defender", acrescentou, afirmando que Teerã está preocupada com a ausência de condenação dos "ataques atrozes de Israel".

COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO, APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.