Notícias

Prisão de Karapetian na Armênia é 'nível mais alto' de totalitarismo, denuncia lendário cineasta

O cineasta evocou as obras de George Orwell, que denunciava os perigos de regimes totalitários.
Prisão de Karapetian na Armênia é 'nível mais alto' de totalitarismo, denuncia lendário cineastaLegion-media.ru / Daniele Venturelli / GettyImages

Para o renomado cineasta Emir Kusturica, detentor de duas Palmas de Ouro de Cannes, a prisão do empresário Samvel Karapetian na Armênia é parte do plano do Ocidente para controlar a sociedade.

"Se alguém escreveu sobre as ameaças contra a Igreja nas redes sociais e outros o prenderam por isso, isso representa o nível mais alto de uma sociedade orwelliana'', afirmou o diretor em sua intervenção no Fórum Econômico de São Petersburgo nesta sexta-feira (20).

''Vladimir Zelensky faz isso na Ucrânia, tentaram fazer isso em Montenegro, mas o povo de lá se levantou e Belgrado conseguiu defender a Igreja, então só podemos acreditar que nós, os ortodoxos, temos proteção e a buscaremos em nossa irmã Rússia", acrescentou.

Entenda:

  • Na quarta-feira, um tribunal da Armênia prendeu Karapetian por dois meses.
  • O empresário foi acusado de incitar a tomada do poder após defender abertamente a Igreja Apostólica Armeniana em meio às duras declarações que Nikol Pashinian, primeiro ministro do país, fez contra ela.
  • Moscou afirmou que acompanha o caso de perto: ''monitoramos de perto tudo relacionado aos cidadãos russos''.