Notícias

Município brasileiro fortalece parcerias com a Rússia: 'tradições ortodoxas'

Município gaúcho de Campina das Missões firmou parcerias em cultura e educação com Irkutsk e Voskresensky.
Município brasileiro fortalece parcerias com a Rússia: 'tradições ortodoxas'Prefeitura de Campina das Missões

Campina das Missões, município no interior do estado do Rio Grande do Sul, se tornou nesta semana símbolo de um esforço internacional pela preservação histórica.

Reconhecida oficialmente como a "colônia mãe" da cultura russa no estado do Rio Grande do Sul, entre os dias 16 e 19 de junho, Campina das Missões oficializou acordos de irmandade com duas regiões da Rússia: a cidade de Irkutsk, na Sibéria, e o município de Voskresensky, na Região de Nizhny Novgorod.

Na segunda-feira (16), às 11h, foi formalizado o acordo com Irkutsk, em cerimônia que contou com a presença do prefeito russo, Ruslan Bolotov, e diversas autoridades locais, incluindo o Metropolita Maximiliano e o Padre Inocêncio, que já atuou em Campina das Missões.

A delegação brasileira teve a presença do deputado estadual Aloísio Classmann, da secretária municipal Solange Knebel e do cônsul honorário Jacinto Zabolotsky. O evento foi seguido por uma confraternização com apresentações folclóricas da Sibéria, condecorações e troca de presentes.

Três dias depois, na quinta-feira (19), ocorreu a assinatura do segundo acordo, com o distrito de Voskresensky. A cerimônia foi realizada no Kremlin de Nizhny Novgorod, com a participação do chefe do governo local, Alexander Zapevalov, e da ministra Olga Guseva, responsável pelas relações internacionais da região.

"Esse acordo é um passo importante para o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas e humanitárias. Campina das Missões é agora o segundo município brasileiro a firmar esse tipo de laço conosco, o que demonstra o potencial dessa parceria", afirmou Guseva, segundo o portal oficial da Região de Nizhny Novgorod.

Durante a missão, a comitiva de Campina das Missões também participou da inauguração de uma exposição fotográfica sobre a cidade em um museu de Irkutsk. Além das solenidades, foram realizadas reuniões com grupos empresariais russos interessados em possíveis investimentos no município brasileiro. 

A logomarca oficial da cidade traz, entre os elementos centrais, a cúpula bulbosa típica da arquitetura ortodoxa russa, simbolizando o legado cultural deixado pelos imigrantes que fundaram a região.

Mais do que iniciativas protocolares, os acordos firmados representam um movimento simbólico de reparação histórica. Durante o regime militar, expressões culturais ligadas à imigração russa, como a fé ortodoxa e o uso da língua eslava, foram reprimidas no Brasil.