Putin propõe ao mundo um novo modelo de desenvolvimento livre de manipulação política

O presidente russo denunciou a fortuna acumulada pela elite mundial, destacando que, em um mundo guiado pelas "regras do neocolonialismo", as riquezas "não chegam aos cidadãos comuns".

É necessário construir uma nova estrutura para o desenvolvimento global, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (29), no 28º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, realizado de 18 a 21 de junho.

"A Rússia convida seus parceiros a contribuir para a formação de um novo modelo de crescimento global. Juntos, para garantir a prosperidade de nossos países e o desenvolvimento estável do mundo inteiro por muitos anos", anunciou Putin.

O presidente russo também destacou o papel do BRICS: "O volume de comércio mútuo de nossos países já ultrapassou US$ 1 trilhão e continua a crescer. Todos esses são, em essência, elementos de uma plataforma de crescimento global".

O mandatário russo detalhou ainda que estes elementos se baseiam nos "princípios-chave" do grupo, que, segundo Putin, são "consenso, paridade de contas, consideração pelos interesses uns dos outros e, acima de tudo, abertura a todos que desejam participar desse trabalho".

"Quanto mais amplo for o círculo de países envolvidos na formação e no desenvolvimento de tal plataforma, mais robusta e eficaz ela será, e maiores serão os benefícios que trará a todos aqueles que entendem sua responsabilidade com o futuro e as gerações vindouras de seus países".

Putin também denunciou a fortuna acumulada pela elite mundial, frisando que, em um mundo guiado pelas "regras do neocolonialismo", as riquezas  "não chegam aos cidadãos comuns, à classe média". 

"Esta pode ser a base para as mudanças que estão ocorrendo até mesmo na esfera política", destacou.