Notícias

Trump: "Israel cometeu um grande erro"

Ex-presidente norte-americano adverte que as imagens dos ataques hebreus à Faixa de Gaza estão prejudicando Tel Aviv internacionalmente.
Trump: "Israel cometeu um grande erro"Gettyimages.ru / Brendan McDermid-Pool

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em entrevista ao jornal Israel Hayom que Israel está perdendo o apoio "de grande parte do mundo" por seus ataques à Faixa de Gaza e instou o país a "avançar em direção à paz".

Embora o ex-mandatário tenha assegurado que "teria feito o mesmo" que o país hebreu após o ataque do movimento palestino Hamas em 7 de outubro, afirmou que Tel Aviv "cometeu um grande erro" porque as imagens de seus bombardeios contra o enclave o estão prejudicando internacionalmente.

"As bombas lançadas sobre prédios em Gaza [...] estão sendo vistas pelo mundo inteiro", disse, observando que "é uma imagem muito ruim para o mundo". "Eu gostaria de ter telefonado [para o Governo israelense] e dito a eles que não fizessem isso", acrescentou.

Nesse contexto, pediu a Tel Aviv que acabe com a guerra e "avance em direção à paz" e a "uma vida normal para Israel e o resto". "Precisamos chegar à paz, não podemos continuar com isso", reiterou.