Rússia avança na África com acordo nuclear com Burkina Faso

O acordo representa um marco importante no aprofundamento dos laços entre Rússia e Burkina Faso, disse o CEO da Rosatom, Alexey Likhachev.

A Rússia firmou na quinta-feira (19) um acordo nuclear com Burkina Faso durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, segundo a agência estatal russa de energia atômica Rosatom.

O documento, assinado pelo diretor da Rosatom, Alexey Likhachev, e pelo ministro de Energia de Burkina Faso, Yacouba Zabré Gouba, firma a cooperação dos dois países na área de "energia atômica para fins pacíficos", incluindo projetos conjuntos em tecnologias nucleares e no treinamento de especialistas da nação africana.

"A assinatura deste acordo é um marco importante no fortalecimento da parceria entre a Rússia e Burkina Faso”, afirmou Likhachev.

O diretor da Rosatom também destacou o desejo de aprofundar ainda mais a cooperação: "Estamos prontos para fornecer tecnologias avançadas e apoio dos especialistas na implementação de projetos conjuntos que visem o desenvolvimento sustentável e o aumento da segurança energética da região".