
Rússia avança na África com acordo nuclear com Burkina Faso

A Rússia firmou na quinta-feira (19) um acordo nuclear com Burkina Faso durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, segundo a agência estatal russa de energia atômica Rosatom.

O documento, assinado pelo diretor da Rosatom, Alexey Likhachev, e pelo ministro de Energia de Burkina Faso, Yacouba Zabré Gouba, firma a cooperação dos dois países na área de "energia atômica para fins pacíficos", incluindo projetos conjuntos em tecnologias nucleares e no treinamento de especialistas da nação africana.
"A assinatura deste acordo é um marco importante no fortalecimento da parceria entre a Rússia e Burkina Faso”, afirmou Likhachev.
O diretor da Rosatom também destacou o desejo de aprofundar ainda mais a cooperação: "Estamos prontos para fornecer tecnologias avançadas e apoio dos especialistas na implementação de projetos conjuntos que visem o desenvolvimento sustentável e o aumento da segurança energética da região".
- Moscou e Ouagadougou mantêm uma cooperação nuclear desde 2023 após pedido do presidente interino de Burkina Faso, Ibrahim Traore, ao presidente russo Vladimir Putin durante a segunda Cúpula Rússia-África em São Petersburgo. No ano passado, representantes da Rosatom visitaram Burkina Faso para discutir planos de construção de uma usina nuclear em um dos países menos eletrificados do mundo.
- Além de fechar seu último acordo de cooperação nuclear pacífica com Burkina Faso, Moscou também anunciou na semana passada a aprovação de acordos semelhantes com Mali, que ainda precisam ser formalizados.
