
Rússia enfatiza potencial de Putin para mediar conflito entre Israel e Irã

Dmitry Peskov, porta-voz de Vladimir Putin, destacou nesta quinta-feira (19), em entrevista à RT, que o presidente russo reúne as condições necessárias para mediar o conflito entre o Irã e Israel, caso assim seja solicitado.
"Putin é um dos poucos presidentes que fez contatos telefônicos após o início desta guerra, tanto com o primeiro-ministro de Israel quanto com o presidente do Irã e o presidente dos Estados Unidos", observou Peskov.
No dia anterior, em uma coletiva de imprensa oferecida por ocasião do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o presidente russo se pronunciou sobre o conflito pela primeira vez.

"Acredito que seria correto que todos buscassem maneiras de acabar com o atual padrão de hostilidades e encontrar uma maneira de todas as partes neste conflito cheguem a um acordo", afirmou Putin na ocasião.
Isso requer, segundo o estadista, "garantir os interesses do Irã, por um lado, salvaguardando suas atividades atômicas pacíficas", bem como "garantir os interesses de Israel da perspectiva da segurança do Estado judeu".
Ele observou, no entanto, que Moscou não busca ''impor'' nada a ninguém: a decisão depende dos líderes políticos envolvidos.
"Este é um assunto delicado. E, claro, precisamos ser muito cuidadosos aqui, mas, na minha opinião, em geral, tal solução pode ser encontrada", concluiu.
