Kremlin adverte EUA sobre ataque contra Irã: 'escalará a situação'

O porta-voz afirmou ainda que planos para derrubar o governo iraniano são ''inaceitáveis''.

A Rússia considera inaceitável que o Ocidente esteja conjecturando sobre a derrubada do governo do Irã, afirmou Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin, em uma entrevista à RT nesta quinta-feira (19).

"Se lembrarmos da reunião que o presidente Putin teve com os representantes de agências internacionais de notícias, quando lhe foi feita uma pergunta sobre esse tema, ele disse: 'Eu não quero nem falar sobre isso'. Isso mostra que, claro, isso é completamente inaceitável", afirmou Peskov, acrescentando que a mera discussão sobre o assunto é ''inaceitável''.

À RT, o porta-voz afirmou ainda que um ataque direto dos EUA contra o Irã ''vai necessariamente levar à uma escalada ainda maior'':

''Uma escalação significativa, que vai complicar ainda mais a situação na região'', disse.

Mais cedo, a imprensa norte-americana revelou que Trump está considerando atacar a usina subterrânea de enriquecimento de urânio de Fordo, no Irã.

Fontes familiarizadas com o assunto, que falaram ao canal CBS em condição de anonimato, afirmam que a estratégia em consideração contempla o uso de bombas (incluindo a GBU-57, apelidada de ''mãe de todas as bombas'') para destruir os bunkers, embora não esteja claro quanto tempo e logística levaria organizar um ataque dessa magnitude.