Trump considera atacar usina iraniana de enriquecimento de urânio em Fordo - CBS

O presidente dos EUA, Donald Trump, estaria considerando atacar a planta iraniana de enriquecimento de urânio de Fordo, no Irã, revelaram fontes à CBS.

Segundo as informações, após ser ''briefado'' pela situação e avaliado vantagens e desvantagens, o presidente americano "acredita que não há mais opções" a não ser atacar a planta mais protegida da nação persa.

Trump considera que há risco de que Teerã passe a produzir armas nucleares dentro de um período relativamente curto.

Na terça-feira, o presidente aprovou planos para um ataque direto contra o Irã, segundo oficiais de alto escalão citados pela imprensa dos EUA. Trump estaria esperando, no entanto, para ver se os iranianos abririam mão de seu programa nuclear.

Duas opções sobre a mesa

O eventual ataque à planta iraniana de enriquecimento de urânio, localizada profundamente abaixo do solo, está sobre a mesa de Trump. Segundo informações da imprensa, ele teria sinalizado disposição em ajudar as forças israelenses a destruí-la. Até esta quinta-feira, no entanto, a decisão não teria sido tomada.

As fontes que falaram à CBS afirmam que a estratégia em consideração contempla o uso de bombas (incluindo a GBU-57, apelidada de ''mãe de todas as bombas'') para destruir os bunkers, embora não esteja claro quanto tempo e logística levaria organizar um ataque dessa magnitude.

Outra opção de Washington seria fazer um acordo com o Irã para que a instalação fosse desativada.

COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO, APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.