A Argentina assinou nesta terça-feira uma carta de intenções com a Dinamarca para a aquisição de caças F-16, segundo o ministro da Defesa do país, Luis Petri.
O funcionário explicou, por meio de sua conta no X, que recebeu a visita de seu homólogo dinamarquês, Troels Lund Poulsen, com quem assinou o documento, tanto para a compra das aeronaves quanto do equipamento de apoio.
Anteriormente, Poulsen também anunciou a notícia na mesma rede social. Em sua postagem, indicou que a reunião foi em Buenos Aires e destacou que a venda dessas aeronaves será realizada "em cooperação com os EUA".
"Estamos lançando as bases para a cooperação na área de defesa entre a Dinamarca, os EUA e a Argentina. Continuamos fortalecendo nossas forças e recuperando a capacidade supersônica que nos permitirá guardar e defender nosso espaço aéreo, reafirmando o compromisso de nosso presidente Javier Milei com a defesa nacional", disse Petri a esse respeito.
Nenhuma das autoridades especificou quantas aeronaves a Argentina adquirirá. Segundo a imprensa local, serão 24 aeronaves.
Defesa cibernética
Por outro lado, na segunda-feira, Petri informou sobre a assinatura de um memorando de defesa cibernética com os EUA.
"Conseguimos um passo fundamental para fortalecer nossa defesa cibernética graças à colaboração e ao apoio tecnológico dos EUA, um parceiro estratégico da Argentina. Essa assinatura reflete a estreita relação entre nossos países e demonstra o compromisso compartilhado de trabalhar juntos", escreveu no X.