Kremlin: Rússia está pronta para fornecer ajuda humanitária ao Irã, se necessário

A Rússia está disposta à fornecer apoio humanitário ao Irã, se for necessário, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, no 28º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
"Se houver algum pedido, é claro, será analisado rapidamente", disse o porta-voz aos repórteres.
Peskov já havia feito uma declaração semelhante no início do dia. Segundo ele, o presidente russo, Vladimir Putin disse que "em termos militares, em primeiro lugar, o Irã não pediu ajuda a Moscou".
"Em segundo lugar, mesmo no contexto do Tratado [de Parceria Estratégica Abrangente] que temos com o Irã, não há previsão de assistência militar mútua em tais situações. Mas, no geral, nosso apoio é evidente", afirmou.
Rússia como mediadora
Anteriormente, Peskov também havia declarado que Moscou está disposta a ser mediadora na resolução do conflito entre Tel Aviv e Teerã.
A Rússia está entre os muitos países ao redor do mundo que condenaram veementemente a ofensiva israelense contra o Irã, chamando-a de uma grave violação do direito internacional e da Carta da ONU.
Em declaração, o Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia indicou que os ataques israelenses contra instalações nucleares pacíficas do Irã são ilegais e empurram o mundo para uma catástrofe nuclear.
Como as negociações sobre o programa nuclear do Irã levaram à ofensiva israelense? Entenda em nosso artigo.
