
Cientistas chineses transformam tecnologia 6G em poderosa arma antiaérea

Pesquisadores chineses desenvolveram uma arma de guerra radioeletrônica revolucionária utilizando tecnologia 6G, informou o South China Morning Post na terça-feira (17).

O dispositivo utiliza uma combinação de sistemas de micro-ondas e fotônicos que podem interceptar sinais inimigos no ar e gerar mais de 3.600 alvos falsos para confundir pilotos inimigos em frequências de 12 gigahertz ou mais.
Embora os dispositivos eletrônicos de defesa tradicionais sejam ineficazes para repelir um ataque de caças como o Lockheed Martin F-35 devido às altas frequências utilizadas por seus radares, a invenção chinesa domina o espectro de alta frequência e pode interferir nos sistemas de controle e comunicação de aeronaves furtivas americanas.
Além de funcionar como uma arma que bloqueia aeronaves, o 6G atua como um poderoso dispositivo de comunicação bidirecional (full-duplex), recebendo e transmitindo simultaneamente uma grande quantidade de dados no campo de batalha. É o primeiro sistema conhecido publicamente no mundo capaz de combinar essas duas funções.
A pesquisa, liderada pelo professor Deng Lei, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, recebeu financiamento do governo chinês, do Exército de Libertação Popular e de gigantes da tecnologia, de acordo com o veículo. A equipe recebeu investimentos equivalentes a quase US$ 10 milhões para experimentos em laboratório e aplicações industriais.
