Notícias

Novo smartphone da marca de Trump teria sido fabricado na China

Segundo especialistas, é quase impossível que o smartphone T1, lançado pela Trump Organization, não tenha sido parcialmente ou até totalmente fabricado no país asiático.
Novo smartphone da marca de Trump teria sido fabricado na ChinaJakub Porzycki/NurPhoto /Gettyimages.ru

smartphone T1, da Trump Organization, começou a ser vendido na segunda-feira (16), com preço inicial de US$ 499 (R$ 2.737). O dispositivo, com estrutura dourada, opera com o sistema Android e, apesar das especulações de que seria um produto 100% fabricado nos EUA, especialistas afirmam ser quase impossível que ele não tenha sido parcialmente ou até totalmente feito na China.

"A Trump Mobile é revolucionária. Estamos nos baseando no movimento America First e ofereceremos os mais altos níveis de qualidade e serviço. Nossa empresa tem sede aqui nos Estados Unidos porque sabemos que é isso que nossos clientes desejam e merecem", disse Donald Trump Jr., vice-presidente executivo da Trump Organization.

Apesar das alegações e promoções em torno do T1 como um dispositivo "100% americano", especialistas em tecnologia expressaram ceticismo sobre seu local de fabricação.

Um deles é Francisco Jeronimo, vice-presidente da International Data Corp., empresa dedicada a tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo. "Não há como o telefone ter sido projetado do zero, e não há como ele ser montado ou fabricado inteiramente nos EUA", disse ele à CNBC .

Outros especialistas acreditam que o T1 provavelmente será produzido com a ajuda de um fabricante chinês de design original (ODM, na sigla em inglês), uma empresa terceirizada que fabrica por encomenda de outra.

"Apesar de ser anunciado como um telefone fabricado nos EUA, este dispositivo provavelmente foi produzido inicialmente por um ODM chinês", disse o analista da Counterpoint Research, Blake Przesmicki.

Vale destacar que a maioria dos celulares adquiridos nos Estados Unidos é fabricado ou montado no exterior, sendo a China o principal país de origem, seguida por Coreia do Sul, Índia e Vietnã.