Putin enaltece aliança estratégica com a China e destaca avanços em tecnologia, comércio e defesa

Em coletiva, presidente russo ressalta cooperação histórica entre os países e revela que sua neta fala chinês de forma fluente

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), o presidente russo, Vladimir Putin, enalteceu a sólida e estratégica parceria entre a Rússia e a China, destacando décadas de cooperação que abrangem os campos diplomático, militar e tecnológico.

"Não foi ontem que começamos a construir relações com a China", disse o presidente, reafirmando a profundidade e a confiança mútua que marcam a aliança entre os dois países.

O presidente, inclusive, revelou que sua neta fala chinês fluentemente, tendo grande interesse pela cultura do país oriental, o que chamou interesse da sua filha, que também está aprendendo a língua. 

No âmbito comercial, o presidente russo ressaltou a importância da China para a manutenção de um fluxo comercial que beneficie ambos os países:

 "Precisamos garantir fluxos financeiros incondicionais e fiáveis para assegurar volumes crescentes de trocas comerciais, um volume de negócios comercial de 240 bilhões. Temos de nos concentrar mais nas áreas de alta tecnologia. E aqui, claro, espero que os nossos amigos chineses tenham algo para ver e se interessar na Rússia".

Putin também destacou os avanços da China em setores de tecnologia, inclusive no campo da inteligência artificial, elogiando os resultados alcançados por Pequim nessa área:

"Ficamos surpreendidos com os resultados alcançados pela China no domínio da inteligência artificial. É 10 vezes mais barato e 10 vezes mais eficaz do que seus concorrentes".

Por fim, considerou a cooperação militar com os chineses como fundamental para a manutenção da estabilidade das relações diplomáticas globais, principalmente neste momento delicado de escalada de conflitos no Oriente Médio.