
Dilma e Putin discutem fortalecimento de moedas locais e novas plataformas de pagamento

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (18), à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).

Na ocasião, Dilma agradeceu a Putin pelo papel desempenhado diretamente pela Rússia em prol de sua reeleição para o comando do NDB.
''Darei o melhor de mim e farei todos os esforços para desempenhar minhas funções neste cargo da melhor forma possível'', prometeu a economista.
Putin, por sua vez, elogiou a gestão de Dilma no NDB, observando que a instituição ''aprovou e financiou 120 projetos avaliados em 39 bilhões de dólares''. Ele destacou, no entanto, a importância de avançar em questões como as liquidações em moedas nacionais e novas plataformas de pagamento.
‼️Em encontro com Dilma Rousseff, Putin declara: 'Todos os membros do banco valorizam muito o seu trabalho'▶️Confira: https://t.co/DxFyJ2nm68pic.twitter.com/Cnfdqtscva
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 18, 2025
Dilma concordou que são necessários avanços nessas áreas, e pontuou:
''Considero que o Banco tem alguns grandes desafios, (...) principalmente considerando a existência de várias tecnologias que permitem a tokenização das moedas''.
Durante a reunião, Dilma também anunciou a admissão da Colômbia como novo membro do banco.
QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.
