
'Soberania tecnológica': veja o novo crossover russo da Lada, o primeiro em quase 30 anos (VÍDEO)

No 28º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, a fabricante de automóveis russa AvtoVAZ demonstrou seu novo crossover Lada Azimut. De acordo com o CEO da empresa, Maxim Sokolov, ele será mais barato do que seus análogos estrangeiros.
"O carro foi desenvolvido por especialistas russos: desde a criação do conceito, composição e design, até o planejamento, produção e configuração de todos os sistemas, funções e características de direção do modelo", escreveu a AvtoVAZ em seu site oficial, observando que quase mil componentes e peças originais foram criados para o Lada Azimut.
🚗¡Un estreno de lujo!🇷🇺En el #SPIEF2025 se presentó el primer crossover Lada de diseño propio.Siga de cerca los detalles del XXVIII Foro Económico Internacional de San Petersburgo 👇https://t.co/IU6mg9ulAopic.twitter.com/ZHyGPxsE8n
— Sepa Más (@Sepa_mass) June 18, 2025
"Esse é o primeiro novo crossover em nossa linha em quase três décadas. O processo de criação levou três anos, durante os quais garantimos totalmente a soberania tecnológica sobre o design do carro e sua produção", explicou Sokolov, agradecendo "apoio e controle pessoal da transformação da indústria automotiva do país" do presidente russo, Vladimir Putin.

Design moderno e uso de IA
O protótipo do modelo Lada Azimut foi mostrado a Putin pela primeira vez em janeiro de 2025, quando o presidente visitou a AvtoVAZ. Nas ruas da Rússia as pessoas já discutem ativamente o design do carro e observam que "do lado de fora, o Lada Azimut é um carro moderno, com o estilo característico em forma de X".
A visão da cabine também foi revelada pela primeira vez: um dos recursos será a abertura do porta-malas, uma opção do fabricante russo que não estava disponível anteriormente em nenhum modelo. Além disso, a inteligência artificial foi introduzida com sucesso no carro.
O Lada Azimut será equipado com motores atualizados de 1.6 litro e 1.8 litro produzidos internamente com uma potência de 120 hp e 132 hp, respectivamente. A produção em série está programada para 2026.
