
Putin se reúne com Dilma e afirma: 'todos apreciam muito seu trabalho'

O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (18), à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).
Na ocasião, Putin expressou sua "enorme satisfação" em encontrar-se com a política e a parabenizou pela sua reeleição ao cargo de liderança do Banco de Novo Desenvolvimento, posição que a Rússia articulou diretamente para garantir.

''Todos os participantes do banco apreciam muito seu trabalho. E de fato: recentemente, o NDB aprovou e financiou cerca de 120 projetos no valor de US$ 39 bilhões'', observou o líder russo.
Apesar dos indicativos favoráveis, o presidente russo destacou que ainda existem muitas pendências que exigem ''atenção especial'':
''Refiro-me tanto à expansão da possibilidade de liquidações em moedas nacionais quanto a novos esforços conjuntos para criar uma plataforma digital para liquidações e investimentos'', pontuou, observando que todas essas questões foram abordadas durante a cúpula dos BRICS em Kazan, em outubro de 2024.
"Sei que você também apoia todos esses esforços e estou disposto para trabalharmos juntos nessas áreas", afirmou.
Dilma, por sua vez, agradeceu a Rússia por apoiar sua candidatura no NBD e destacou que faria "o melhor que puder" para servir o cargo "da melhor forma possível".
Ela também abordou principais "desafios" no trabalho do banco, concordando com o presidente russo na questão de desenvolver as liquidações mútuas em moedas nacionais e destacando o assunto da expansão do BRICS.
- O 28º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo acontece de 18 a 21 de junho na capital cultural da Rússia. Neste ano, o tema é "Valores compartilhados: a base para o crescimento em um mundo multipolar".
QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.
