Notícias

Brasil dividido: petistas e bolsonaristas empatam pela 1ª vez, aponta Datafolha

O empate ocorre em meio à queda na popularidade do governo petista e ao crescimento da base bolsonarista.
Brasil dividido: petistas e bolsonaristas empatam pela 1ª vez, aponta DatafolhaLula e Bolsonaro em debate — Foto: Marcelo Chello/AP

Pela primeira vez desde dezembro de 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados na preferência dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Datafolha.

O levantamento, feito em todo o país, revela que 35% dos entrevistados se identificam com o PT do presidente Lula, enquanto outros 35% se alinham ao ex-presidente Jair Bolsonaro.


O empate ocorre em meio à queda na popularidade do governo petista e ao crescimento da base bolsonarista, mesmo após denúncias e processos enfrentados por seu principal líder. A pesquisa mostra um recuo entre os que se consideram próximos ao PT: em abril, eram 39%. Já o apoio ao campo bolsonarista subiu de 31% para 35%, atingindo seu maior nível desde o início da série histórica.

O Datafolha usa uma escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista) para mapear essas identidades políticas: quem escolhe os números 1 ou 2 é classificado como bolsonarista; quem marca 4 ou 5, como petista.  Os que ficam no meio (número 3) representam 20% e são considerados neutros, enquanto 7% não se identificam com nenhum dos dois polos e 2% não souberam responder.

O resultado revela um país ainda profundamente polarizado, com 70% da população dividida entre os dois campos rivais. A queda petista coincide com os baixos índices de aprovação do governo Lula: segundo o próprio Datafolha, 40% dos brasileiros avaliam sua gestão como ruim ou péssima.

Enquanto isso, Bolsonaro, mesmo réu no STF sob acusação de tentativa de golpe, mantém firme sua base de apoio. O ministro Sidônio Palmeira, há cinco meses à frente da Secom, ainda busca uma marca que recupere a imagem do governo.