Notícias

Carney chama COP30 de 'reunião mais importante de 2025' em encontro com Lula no G7

Primeiro-ministro do Canadá confirma presença em Belém e promete apoiar esforços do Brasil por comércio e transição energética.
Carney chama COP30 de 'reunião mais importante de 2025' em encontro com Lula no G7Ricardo Stuckert/Secom-PR

Nesta terça-feira (17), em Kananaskis, no Canadá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro canadense Mark Carney se reuniram à margem da Cúpula do G7. De acordo com o Planalto, estavam em pauta a ''democracia, multilateralismo, transição energética'' e o fortalecimento do comércio bilateral.

Carney confirmou que viajará para Belém em novembro para a COP30 e classificou o encontro climático como ''a reunião mais importante de 2025 mundialmente''. Ele garantiu: "Você tem meu compromisso pessoal, e o da minha equipe, de fazer tudo o que for possível para apoiarmos seus esforços".

Lula manifestou que espera estabelecer "uma relação política, cultural e comercial e, também na questão do clima, muito mais forte" com o Canadá. O presidente destacou a presença de empresas canadenses no Brasil e parabenizou Carney pela vitória eleitoral de abril.

Antes do almoço de trabalho da sessão ampliada do G7, Lula teve um encontro bilateral com o presidente da Coreia do Sul e também se encontrou com líderes da África do Sul, Índia e México. Nas redes sociais, escreveu que o Brasil reafirma "compromisso com um futuro sustentável" ao aceitar o convite de Carney para a cúpula.