
Criadora do ChatGPT fecha contrato milionário com Pentágono para desenvolver IA militar

A OpenAI, empresa por trás do famoso ChatGPT, assinou um contrato de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, segundo uma nota oficial publicada na segunda-feira (16).

De acordo com o anúncio do Pentágono, a OpenAI ficará responsável por desenvolver "capacidades de IA de ponta prototípicas para enfrentar desafios críticos de segurança nacional, tanto no domínio da guerra quanto empresarial".
Os trabalhos serão realizados principalmente na região da capital Washington D.C. e devem ser concluídos até julho de 2026.
Tensões com a China
O contrato surge em um momento de tensão tecnológica crescente entre EUA e China. O anúncio da startup chinesa DeepSeek, em janeiro, abalou o Ocidente ao afirmar que seu modelo superava o ChatGPT em métricas críticas de custo operacional.
Pouco depois, em fevereiro, o CEO da OpenIA, Sam Altman, discursou em Washington declarando o compromisso da OpenAI em ajudar o governo americano a salvaguardar a "liderança dos EUA em IA", enfatizando a importância de "valores democráticos".
