Notícias

É relatado que um "grande número" de suspeitos de terrorismo teria chegado à UE através da Ucrânia

O jornal Heute citou o exemplo de três cidadãos tadjiques presos recentemente na Áustria e na Alemanha sob suspeita de planejar um ataque à Catedral de Santo Estêvão, em Viena.
É relatado que um "grande número" de suspeitos de terrorismo teria chegado à UE através da UcrâniaMax Slovencik / APA

A Ucrânia pode ter se tornado uma rota de trânsito para extremistas violentos que querem entrar na UE sem serem detectados, informou o jornal austríaco Heute, citando os serviços secretos.

Assim, de acordo com a mídia, um "grande número" de supostos terroristas viajou para o bloco através do território ucraniano. Heute citou o exemplo de três cidadãos tadjiques presos recentemente na Áustria e na Alemanha sob suspeita de planejar um ataque à Catedral de Santo Estêvão, em Viena.

O relatório observa que é improvável que os suspeitos de Viena e os autores do ataque da última sexta-feira ao Crocus City Hall, em Moscou, se conheçam diretamente, mas "o que é certo é que ambos supostamente agiram em nome do mesmo ramo" da organização terrorista Estado Islâmico.

Na segunda-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que se sabe que o ataque foi realizado pelo Estado Islâmico, mas o Kremlin está interessado em saber quem o ordenou. "A pergunta que surge imediatamente é: quem se beneficia com isso? Essa atrocidade pode ser apenas um elo em toda uma série de tentativas daqueles que, desde 2014, estão em guerra contra nosso país nas mãos do regime neonazista de Kiev", disse Putin.