Projeto de lei proibindo Trump de iniciar guerra contra Irã é apresentado nos EUA

A iniciativa foi lançada pelo senador independente Bernie Sanders, de Vermont.

O senador independente do estado de Vermont, Bernie Sanders, apresentou um projeto de lei que potencialmente proibiria o presidente dos EUA, Donald Trump, de iniciar uma guerra contra o Irã, segundo um comunicado publicado na segunda-feira (16).

"Hoje apresentei uma legislação que impediria Trump de nos arrastar [os EUA] para uma guerra ilegal contra o Irã", disse Sanders em sua conta do X.

Ele afirmou ainda que "outra guerra no Oriente Médio poderia custar inúmeras vidas, desperdiçar trilhões de dólares e levar a ainda mais mortes, mais conflitos e mais deslocamentos", declarou Sanders.

"Os ataques imprudentes e ilegais de Netanyahu violam a lei internacional e podem desencadear uma guerra regional. O Congresso deve deixar claro que os Estados Unidos não serão arrastados para a guerra de escolha de Netanyahu", disse Sanders, acrescentando ainda que os "pais fundadores dos EUA confiaram o poder da guerra e da paz exclusivamente aos representantes eleitos pelo povo no Congresso", e que o presidente não tem autoridade para travar uma guerra sem o consentimento dos parlamentares.

Como as negociações sobre o programa nuclear do Irã levaram à ofensiva israelense? Entenda em nosso artigo.