Borrell revela o motivo real pelo qual a UE apoia a Ucrânia
A União Europeia está apoiando a Ucrânia não por amor ao seu povo, mas porque é do interesse europeu fazê-lo, disse Josep Borrell, o Alto Representante da UE para Assuntos Externos e Política de Segurança.
"Não se trata apenas de uma questão de generosidade. Não é uma questão de apoiar a Ucrânia porque amamos o povo ucraniano. É de nosso próprio interesse. Trata-se também do interesse dos Estados Unidos como um ator global, alguém que precisa ser visto como um parceiro confiável, um provedor de segurança para seus aliados", disse à CNN.
Portanto, afirmou que o Ocidente não pode permitir que a Rússia vença. "Caso contrário, os interesses norte-americanos e europeus seriam muito prejudicados", enfatizou.
A UE e os EUA têm apoiado a Ucrânia com armas e financiamento desde o início de seu conflito com a Rússia. Moscou tem afirmado repetidamente que o apoio ocidental a Kiev não mudará a situação no campo de batalha, e apenas prolongará o conflito, ao mesmo tempo em que considera qualquer fornecimento de apoio militar ao regime ucraniano como um objetivo legítimo.