As ações da Embraer, gigante brasileira no setor da aviação, chegaram a registrar uma alta de 9% nesta segunda-feira (16). No momento da confecção deste artigo, elas estavam sendo negociadas por R$ 70,75, segundo a imprensa especializada.
Os indicativos favoráveis ocorrem em meio a notícias promissoras para a empresa, que anunciou, também nesta segunda, a venda de mais um cargueiro militar KC-390 Millenium para Portugal.
''Com o novo pedido, a FAP (Força Aérea Portuguesa) passará a contar com seis unidades do modelo a partir de 2029'', informa o Portal Poder360, acrescentando que o contrato entre a gigante brasileira e a aeronáutica portuguesa inclui ainda dez opções de compras adicionais.
''Embora ainda sem destino definido, essas aeronaves poderão ser repassadas a outras nações europeias ou a países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por meio de acordos de governo a governo intermediados por Lisboa'', acrescenta-se.
Venda de carros voadores
Já no domingo (15), a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou a venda de até 50 carros voadores para a Revo, operadora paulista de mobilidade aérea. Segundo informações do portal g1, o contrato é avaliado em R$ 1,3 bilhão.
Tratam-se de eVTOLs - veículos elétricos com decolagem e pouso vertical. Anteriormente, um diretor do BNDES, que participou da iniciativa com um financiamento milionário, especificou que o projeto faz parte de uma das categorias do fundo denominada "indústria verde", que busca financiar inovações tecnológicas focadas na descarbonização.
''A expectativa da Eve é que a certificação do modelo aconteça em 2027. No mesmo ano, devem acontecer as primeiras entregas e o início das operações comerciais. Antes, a previsão da empresa era de que os primeiros modelos chegassem ao mercado em 2026'', informa o g1.