
Trump: exclusão da Rússia do G8 foi um erro

O presidente dos EUA, Donald Trump, acredita que a exclusão da Rússia do Grupo dos Oito (G8) em 2014 foi um erro, afirmou ele durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (16) em Kananaskis, Canadá, durante reunião bilateral com o primeiro-ministro canadense Mark Carney.

"O G7 costumava ser o G8. O [ex-presidente dos EUA] Barack Obama e uma pessoa chamada [Justin] Trudeau [ex-primeiro-ministro do Canadá] não queriam que a Rússia fizesse parte dele. E eu diria que isso foi um erro, porque acho que não haveria guerra agora se a Rússia tivesse participado", afirmou, referindo-se ao conflito ucraniano.
O republicano destacou que, em sua opinião, a expulsão da Rússia do grupo "foi um grande erro" porque "você passa muito tempo falando sobre a Rússia e ela não está mais na mesa [...] Isso torna as coisas mais complicadas. Mas não teria havido guerra", reiterou.
Em fevereiro passado, Trump já havia afirmado que gostaria que a Rússia voltasse ao G7. "Eu adoraria tê-los de volta. Acho que foi um erro expulsá-los. Veja bem, não é uma questão de gostar ou não da Rússia. Foi o G8", disse ele, acrescentando que acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, "gostaria de voltar".
Em 1997, a Rússia tornou-se membro do G7, sendo então renomeada G8. Entretanto, após a reunificação da Crimeia ao território russo em 2014, a aliança começou a se reunir novamente sem a Rússia no formato G7.
