Notícias

Israel bombardeia Teerã: 'Estamos determinados a eliminar a dupla ameaça', diz Netanyahu

Primeiro-ministro afirmou que ação da Força Aérea está em curso sobre a capital iraniana neste domingo (15).
Israel bombardeia Teerã: 'Estamos determinados a eliminar a dupla ameaça', diz NetanyahuReprodução/Divulgação Redes Sociais

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu confirmou, neste domingo (15), que a Força Aérea do país está conduzindo ataques contra Teerã, capital do Irã. A declaração foi feita em meio à escalada do confronto entre os dois países.

A ação ocorre poucas horas após o lançamento da terceira fase da operação iraniana "Promessa Fiel 3", que incluiu o disparo de mísseis contra cidades israelenses como Tel Aviv e Haifa.

"Nossos maravilhosos pilotos estão sobre os céus em chamas de Teerã. Estamos determinados a completar a tarefa de eliminar a dupla ameaça", afirmou o líder do regime israelense em uma rede social.

Durante sua declaração, Netanyahu também relembrou que, há quatro décadas, já alertava sobre o risco representado pelo regime iraniano:

"Há 40 anos, alertei que a maior ameaça à existência de Israel era o regime islamista dos aiatolás* desenvolver armas nucleares para nos destruir. Isso foi tratado com escárnio, como um capricho ou manobra política", disse.

Ele criticou duramente acordos internacionais anteriores, que, segundo ele, teriam permitido ao Irã avançar com seu programa nuclear sob proteção diplomática e com financiamento externo.

"Tivemos que agir sozinhos contra esse caminho escandaloso, que forneceu ao Irã meios e tempo para se armar", afirmou o primeiro-ministro.

Netanyahu também ressaltou que está em constante contato com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com altos funcionários do governo americano para garantir respaldo político e operacional às ações israelenses.

"Os Estados Unidos nos apoiam amplamente na defesa. Agradeço à liderança firme e decisiva do presidente Trump neste tema."

Escalada do conflito

Na madrugada de sexta-feira (13), horário local, uma ofensiva do regime israelense atingiu Teerã e outras cidades iranianas, resultando na morte de comandantes militarescientistas e civis.

Em resposta, o líder da Revolução Islâmica declarou em pronunciamento que as forças armadas "farão o regime sionista lamentar" e que "não haverá concessões".

Na mesma noite, a República Islâmica do Irã iniciou a operação "Promessa Fiel 3", com o lançamento de dezenas de mísseis contra os territórios ocupados.

segundo estágio da ofensiva ocorreu no sábado (14), e, de acordo com informações de campo, imagens de satélite e escutas, os mísseis atingiram alvos estratégicos.

Na tarde deste domingo, o regime israelense intensificou seus ataques, atingindo áreas em Teerã como a rodovia Hemmat, a Praça Vali-Asr, o bairro de Niavaran e a rua Sohrevardi.

Minutos depois, teve início a terceira fase da operação iraniana, com novos lançamentos de mísseis direcionados aos territórios ocupados.

*Regime aiatolá é a forma como costuma ser referido o sistema político vigente no Irã, liderado por autoridades religiosas xiitas, especialmente o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país. O termo faz referência à teocracia instaurada após a Revolução Islâmica de 1979, que fundiu o poder religioso e estatal sob liderança clerical.