Míssil iraniano atinge aeroporto de Tel Aviv em nova etapa da retaliação contra Israel

Alvo foi o Ben Gurion, em Tel Aviv, segundo resposta aos bombardeios israelenses em solo iraniano.

O aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, foi atingido por um míssil iraniano em retaliação aos ataques realizados por Israel em território iraniano.

A ação marca a terceira fase da ofensiva do Irã neste domingo (15), horas após bombardeios israelenses contra a capital iraniana, Teerã.

Além de Tel Aviv, as cidades de Haifa e Jerusalém ocupada também foram alvos de projéteis lançados por Teerã. Um grande incêndio foi registrado em Haifa no ponto de impacto de um dos mísseis. Vídeos publicados nas redes sociais mostram equipes de bombeiros tentando controlar as chamas.

O som de sirenes de alerta antiaéreo foi registrado em várias localidades nos territórios ocupados, levando civis israelenses a buscar abrigo, informa a agência iraniana IRNA.

De acordo com comunicado do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, o número de mísseis utilizados nesta etapa da ofensiva foi o dobro de lançamentos anteriores. A nota oficial também destaca que o "banco de alvos" escolhido triplicou em relação às fases anteriores.

Veículos de imprensa relataram explosões em Jerusalém ocupada, embora ainda não haja detalhes sobre vítimas ou danos materiais. Até o momento, o regime israelense não emitiu comunicado oficial sobre o ataque.

A operação ocorre após a morte de nove indivíduos apontados como "cientistas e especialistas de alto nível do projeto nuclear iraniano", durante uma ação atribuída a Israel.

Escalada do conflito

Na madrugada de sexta-feira (13), horário local, uma ofensiva do regime israelense atingiu Teerã e outras cidades iranianas, resultando na morte de comandantes militarescientistas e civis.

Em resposta, o líder da Revolução Islâmica declarou em pronunciamento que as forças armadas "farão o regime sionista lamentar" e que "não haverá concessões".

Na mesma noite, a República Islâmica do Irã iniciou a operação "Promessa Fiel 3", com o lançamento de dezenas de mísseis contra os territórios ocupados.

segundo estágio da ofensiva ocorreu no sábado (14), e, de acordo com informações de campo, imagens de satélite e escutas, os mísseis atingiram alvos estratégicos.

Na tarde deste domingo, o regime israelense intensificou seus ataques, atingindo áreas em Teerã como a rodovia Hemmat, a Praça Vali-Asr, o bairro de Niavaran e a rua Sohrevardi.

Minutos depois, teve início a terceira fase da operação iraniana, com novos lançamentos de mísseis direcionados aos territórios ocupados.