
Terceira fase da ofensiva iraniana lança mísseis contra Israel após ataques a Teerã

Mísseis iranianos atingiram as cidades de Tel Aviv e Haifa, em Israel, em um novo ataque de retaliação em resposta aos ataques israelenses neste domingo (15).
🚨 Mísseis iranianos atingem Israel em um novo ataque de retaliação.URGENTE: https://t.co/lhiXzPALf8pic.twitter.com/yoxUuYoK84
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 15, 2025
Um grande incêndio foi registrado em Haifa no local do impacto de um dos projéteis. Bombeiros podem ser vistos nas redes sociais tentando apagar as chamas.
⚡️🔥 Bombeiros lutam para controlar o incêndio em Kiryat após o ataque de retaliação iraniano. pic.twitter.com/hkVUAg0uDf
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 15, 2025
O som de sirenes de alerta foi registrado em diversas localidades nos territórios ocupados, conforme reportado pela agência iraniana IRNA. Segundo as informações, civis israelenses correram em direção a abrigos antiaéreos após o acionamento dos alarmes.

Veículos de imprensa também relataram a ocorrência de várias explosões em Jerusalém ocupada, sem detalhes imediatos sobre danos ou vítimas.
De acordo com comunicado do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, o número de mísseis lançados nesta ofensiva foi o dobro de ações anteriores. A nota também afirma que o "banco de alvos" escolhido para o ataque foi três vezes maior. O regime israelense ainda não se pronunciou oficialmente sobre o episódio até o momento.
Escalada do conflito
Na madrugada de sexta-feira (13), horário local, uma ofensiva do regime israelense atingiu Teerã e outras cidades iranianas, resultando na morte de comandantes militares, cientistas e civis.
Em resposta, o líder da Revolução Islâmica declarou em pronunciamento que as forças armadas "farão o regime sionista lamentar" e que "não haverá concessões".
Na mesma noite, a República Islâmica do Irã iniciou a operação "Promessa Fiel 3", com o lançamento de dezenas de mísseis contra os territórios ocupados.
O segundo estágio da ofensiva ocorreu no sábado (14), e, de acordo com informações de campo, imagens de satélite e escutas, os mísseis atingiram alvos estratégicos.
Na tarde deste domingo, o regime israelense intensificou seus ataques, atingindo áreas em Teerã como a rodovia Hemmat, a Praça Vali-Asr, o bairro de Niavaran e a rua Sohrevardi.
Minutos depois, teve início a terceira fase da operação iraniana, com novos lançamentos de mísseis direcionados aos territórios ocupados.

